top of page

Os melhores bivalves e crustáceos do país

anchNM
Crustáceos
david-todd-mccarty-OrTjocYe1b4-unsplash.

Sapateira

A Sapateira é um dos mais famosos crustáceos nas cozinhas do nosso país. Um caranguejo cuja carapaça é mais longa (25cm) do que comprida (11cm), com os bordos ântero-laterais lotados, apresenta uma coloração vermelha-acastanhada. As suas robustas pinças destacam-se pela forma e por serem negras nas pontas.

marbelo_comercio_de_mariscos-86-scaled.j

Navalheira

Um caranguejo de forma achatada e em forma de trapézio que pode alcançar os 8.5cm de largura. A superfície da sua carapaça, cuja cor varia entre o castanho e o avermelhado, está coberta por uma camada densa de pelos curtos e de cor castanha, o que lhe confere um aspeto aveludado.

iStock-530809745.jpg

Cavaco

O crustáceo mais distinto em termos de aspeto, pelos seus bordos indefinidos. Distingue-se ainda pela sua orla recortada e por ter zonas desprovidas de pelo. Em termos de cor, além das várias tonalidades entre o castanho e o vermelho, apresenta ainda colorações mais acentuadas na zona posterior do corpo. O seu abdome possui uma mancha castanha escura e ainda manchas de um vermelho-vivo.

marbelo_comercio_de_mariscos-22-scaled.j

Camarão Vivo

Camarão Vivo ou Camarão de Espinho: Possuí o abdome longo, corpo lateralmente comprimido, primeiros três pares de pernas com quelas e rostro geralmente desenvolvido.

Os camarões são pequenos, têm em média 3 cm de comprimento. A pesca destes camarões é uma das atividades econômicas mais importantes, devido ao seu elevado valor comercial.

WhatsApp Image 2021-03-22 at 12.01.06.jp

Lavagante Europeu

Podendo atingir os 60cm comprimento, este crustáceo possui ainda duas pinças grandes e achatadas. Pode possuir cores de tons azuis, com manchas brancas distribuídas pelo corpo na parte de superior e amareladas na face inferior.

marbelo_comercio_de_mariscos-61-scaled.j

Santola

O famoso crustáceo cor-de-laranja com a carapaça em forma de coração, possui numerosos espinhos, sendo que os seis maiores se encontram sobre os bordos laterais.

O seu rostro tem dois espinhos grandes divergentes. As suas patas cobertas de pelos conferem-lhe uma envergadura de 18cm de comprimento e 20cm de largura.

marbelo_comercio_de_mariscos-79-scaled.j

Caranguejo Rei

O Caranguejo Rei, crustáceo da ordem dos decápodes, habita naturalmente nos mares frios. O seu tamanho considerável, que dá origem ao nome, faz dele um crustáceo bastante apreciado em várias cozinhas um pouco por todo o mundo.

marbelo_comercio_de_mariscos-26-scaled.j

Lagosta Vermelha

O crustáceo que pode chegar a pesar 4kg e atingir os 50cm de comprimento, possui uma carapaça espinhosa e antenas mais longas que o corpo. Além da cor castanha-avermelhada, possui ainda manchas amarelas distribuídas pelo corpo.

marbelo_comercio_de_mariscos-20.jpg

Caranguejo-Verde

O Caranguejo verde, que nem sempre faz jus ao nome por poder apresentar coloração avermelhada, caracteriza-se por possuir três dentes arredondados na fronte e cinco dentes de cada lado dos bordos ântero-laterais da carapaça. Além de poder ter cerca de 7cm de largura, a forma da carapaça difere consoante o sexo do animal (triangular nos machos e arredondado nas fêmeas).

carangueijoVerde.jpg

Lagostim

É uma pequena lagosta de corpo cilíndrico, que pode atingir os 25 cm de comprimento total. A sua coloração varia entre o laranja pálido e o avermelhado. Exibe uma crista pós-cervical bem marcada. Os olhos são grandes e reniformes. Os três primeiros pares de patas têm garras; as do primeiro par são marcadamente alongadas e providas de fiadas de espinhos. Dos dois pares de antenas, o segundo é mais longo e fino. O abdome termina em forma de leque.

PHOTO-2021-03-23-16-17-05 2.jpg

Mediante a época do ano, temos mais mariscos disponíveis.

matthew-lejune-QOZWEEuK33I-unsplash.jpg
Bivalves

Amêijoa Fina

Uma das espécies mais procuradas em culinária, e em especial na cozinha portuguesa, a amêijoa caracteriza-se pela sua concha com estrias radiais e longitudinais bem marcadas, que lhe dão um padrão quadriculado.

PHOTO-2021-03-30-12-13-18.jpg

Burrié

Uma espécie de bivalve que pode atingir os 3cm e viver até aos 10 anos. Este animal oriundo do médio litoral, distingue-se pelo ângulo que o labro faz última volta e pela colmeal branca. A sua concha cinzenta (com ou sem bandas negras) distingue-se ainda pelas finas estrias longitudinais.

marbelo_comercio_de_mariscos-45-scaled.j

Ostras

A ostra é um dos moluscos mais famosos do mundo, não só pelo sabor, mas pela capacidade de produzir pérolas e ser associado a romantismo e riqueza. Este marisco desenvolve-se em conchas bastante calcificadas e de formas irregulares.

marbelo_comercio_de_mariscos-47-scaled.j

Percebe / Perceve

O mais distinto bivalve em termos de aspeto. O seu pedúnculo castanho escuro está coberto por pequenas escamas, e o seu capítulo, que lhe confere uma aparência semelhante a um dedo, tem 18 placas brancas ou cinzentas. Podendo atingir os 5cm de comprimento, este animal bastante apreciado na gastronomia, tende a viver em aglomerados.

Percebes.jpg

Búzio

O Búzio caracteriza-se sobretudo pela forma da sua concha, que bastante diferente dos restantes bivalves, em vez de abrir e fechar, possui um canal sifonal onde o animal habita. A forma mais famosa é a forma de espiral.

marbelo_comercio_de_mariscos-46-scaled.j

Mediante a época do ano, temos mais mariscos disponíveis.

bottom of page